Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Gambiarrando #1 - Filtro Canister

Passei boa parte das férias do começo desse ano na casa dos meus pais em São Mateus do Sul - PR. E como eu estava muito afim de fazer um aqua (e entendiado pra caramba) mas não podia encontrar quase nada de aquários na cidade, pela ausência de uma loja especializada, resolvi fazer um aqua homemade.

Nesse aqua, praticamente tudo foi feito em casa, de forma artesanal. Falarei mais sobre ele em um post futuro. Neste vou mostrar como fiz meu filtro caseiro.


Passeando pelo Era de Aquários, me deparei com esse tópico. Pela simplicidade de construção e eficiência do resuldado final, fiquei muito inclinado a fazer um parecido.

Um filtro funciona basicamente forçando a água a passar pelas "mídias filtrantes", retirando assim suas impuresas e limpando a água. Muitos modelos de filtro são encontrados no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens e, em alguns casos, mais desvantagens que vantagens. O modelo tratado aqui é o conhecido como "canister" que é externo ao aquario, tendo uma bomba interna responsável por puxar a água, filtrá-la em seu compartimento de mídias e devolvê-la por outra mangueira. Existe uma variedade muito grande de mídias, cada uma com sua utilidade. Elas se dividem basicamente em três grupos, filtragem mecânica, química e biológica.

Agora que já falei um pouco sobre filtros, vamos à construção:

Passo 1 - Materiais & Ferramentas:


Lista de Materiais:

1 - Bomba Submerça (com capacidade de pelo menos fez vezes o volume do seu aquário. A minha é de 250l/h).
2 - Compartimento Hermético para abrigar o filtro. Eu usei 20cm de um tubo de pvc de 75mm de diâmetro, com duas tampas.
3 - Uma grelha para separar as mídias da bomba dentro do tubo (explico melhor no texto).
4 - Mangueira de silicone ( de preferencia transparente, para que você possa ver a água)
5 - Mídias filtrantes (as que você preferir, mas não economize nessa parte).
6 - Cola quente, muita cola quente.

As ferramentas que usei foram uma pistola de cola quente, minha Dremel 300 de estimação e uma furadeira Skil.

Passo 2 - Conseguindo os Materiais:

As mídias eu comprei em Curitiba numa loja de aquários pertinho de casa.

Saí de bicicleta por Samas procurando os materiais que precisava, mas não consegui achar nada que pudesse usar como uma grelha em nenhuma loja! Cidade pequena é bom por ser tudo perto, mas não espere achar tudo o que precisa... Como a ideia principal era a do "Faça você mesmo", tentei dar um jeito.

Passando por um terreno vazio, encontrei uma pilha de eletrônicos jogados no meio do mato (tem uma eletrônica próxima dalí). É uma vergonha deixar lixo jogado ao relento, pricipalmente sendo um estabelecimento comercial, mas ali pude encotrar uma tampa de um toca discos antigo quase inteira. Era um acrílico transparente de 3mm (se alguém já tentou comprar sabe o quanto é caro) e estava quase intacta! Usei para fazer minha própria grelha (detalhes mais a frente). E para quem possa perguntar... sim, saí por ai de bicicleta com uma sacola cheia de canos e uma tampa imunda achada no lixo na mão... mas feliz!

Passo 3 - Preparando Tudo:

Primeiro cortei o cano no comprimento que eu precisava. Eu estava sem câmera nessa parte, talvez no próximo post da série eu mostre minha "técnica" para cortar canos o mais reto possível.

Depois cortei um pedaço da tampa que eu achei e fiz um circulo com o diâmetro interno do cano. É muito mais difícil do que parece! Usei uma técnica que aprendi em uma ediçao da Mecatrônica Fácil, desbastando em volta do círculo com um alicate de corte e depois acertando com uma lixa. Eu ainda estava sem câmera nessa parte, portanto farei outro post ensinando essa técnica também. Como resultado obtive isso:


Fiz algumas marcações para a passagem da mangueira e os furos da grelha.


Grelha pronta. Vamos para o próximo passo!

Passo 4 - Montagem:

Liguem suas pistolas de cola quente! Depois de tudo pronto é a hora da montagem.

Colei a grelha a uns 6cm da borda do cano. Minha pistola está com o gatilho estragado e eu tenho que realmente empurrar o tubo para dentro dela, o resultado não ficou muito bonito, mas funciona!


Depois disso é só fazer os furos para passagem das mangueiras na tampa de cima. Usei a furadeira Skil pois precisava de uma broca maior que não caberia na Dremel, nesse caso uma 8mm.


Cortei um pedaço da mangueira para ser a mangueira de entrada, passei pelo buraco feito na grelha.

Para passar a mangueira pelos buracos da tampa, uma dica é cortar a ponta em diagonal. Passada a ponta, puxei com certa força. Como os buracos são ligeiramente menores que a mangueira (não sei dizer quanto pois não medi a mangueira), ele entrou bem apertada, melhorando a vedação. A cola foi só por garantia.

Passei as mangueiras de entrada e a de saída. Esqueci de tirar foto da tampa por dentro, mas a mangueira de entrada fica cerca de 3cm dentro do cano, suficiente apenas para nao sair tão facilmente. A cola aqui já é mais necessária.

A bomba eu peguei de uma fonte velha que encontrei aqui em casa. Ela possui um conjunto de leds coloridos que variam de cor enquanto ela está ligada. Resolvi não tirar esses leds para não danificar a bomba (caso um dia eu resolva reutilizar a fonte ou substituí-la).


Repare no fio dos led's preso por um lacre de plástico, e no botão de regulagem de vazão que ela tem na parte de baixo. Esqueci de tirar fotos da bomba por baixo, mas ela també possui três ventosas bem fortes. Optei por nao usá-la dentro do aqua porque os led's e o barulho que emite durante o funcionamento deixariam os peixes assustados.

Colocar a mangueira na bomba foi um caso à parte. Como a mangueira era ligeiramente menor que a entrada da bomba, tive que usar cola, muita cola, para garantir que ficaria firme e sem vazamentos. O que não foi tão facil quanto parece!

Com a mesma broca que usei para furar uma das tampas, fiz o furo para passar o fio da bomba pelo cano. Sem um prensa-cabos em mãos, usei cola para tampar o furo.

Com a bomba instalada foi só colocar as mídias filtrantes e fexar o tubo. Sendo o aqua bem pequeno, decidi usar apenas perlon para filtragem mecânica e cerâmica para fixação da colônia de bactérias da filtragem biológica.


Primeiro a cerâmica...


...depois o perlon.

Eu poderia ter usado carvão ativado entre a cerâmica e o perlon para fazer a filtragem química. Mas acabei não comprando na loja. Fica para a próxima vez ; ) . Depois de fechar bem para evitar vazamentos o filtro está pronto! O meu ficou assim:

Eu estava tendo dificuldade em deixar o filtro de pé (para evitar que algum ar entre na bomba), então usei o fundo de uma garrafa pet.

Precisei fazer uma adaptação na mangueira de entrada do filtro. Como a mangueira que eu usei não era específica para aquarismo (falta de loja especializada D:), tive que fazer uma certa gambiarra com um isqueiro para dobrá-la. Tampei a ponta com cola quente e usei um estilete para fazer pequenas aberturas na lateral. Não ficou bonito, mas funciona!


Com tudo pronto foi só chamar minha irmã para me ajudar a instalá-lo no aqua handmade. Por não ser uma montagem definitiva, usei fita isolante para prender as mangueiras no aqua. A luminária tbm é handmade, em breve farei um post sobre ela.

A filtragem se revelou exelente! Em menos de 15min a água já estava cristalina! Mas por apresentar alguns vazamentos, tive que desmontá-lo.

Passo 5 - Conclusão:

O filtro revelou-se muito bom. Mas para uso definitivo precisa de algumas modificações para eliminar os vazamentos sem impossibilitar o acesso à bomba e às mídias.

Prós: Filtragem excelente, com muito mais espaço para mídias que um filtro comercial de igual vazão.

Contras: Para um filtro pequeno, o preço aproxima-se muito do comercial (se você não tiver que comprar uma bomba, do contrário, será muito mais caro que o comercial). Seria mais recomendado para quem precisa mesmo de um canister grande, assim o preço seria muito mais atrativo.

Espero que tenham gostado do post! Ficou realmente imenso, mas quem gosta desse tipo de postagem sabe que os textos são grandes e as fotos são muitas!

Enfim, se você chegou até aqui, deixe seu comentário ^^. Críticas construitivas serão muito bem vindas. Ainda não tenho muitas ideias de como vedar hermeticamente o tubo sem impedir o acesso à parte interna com facilidade depois. Se alguem tiver me avise! Obrigado a todos que leram. Em breve teremos mais!

Abraço




3 comentários:

May disse...

Meus palpites não lhe serão uteis haha mas li seu post todo *-*, e sério, isso aí é muito foda de fazer :S

enfim, ri bastantinho com as partes eu esqueci de tirar foto disso hahaha

Unknown disse...

vc poderia usar silicone ao invés de cola quente poderia demorar mais para montar mas ficaria melhor lacrado.

Unknown disse...

cara tu é um guerreiro

Postar um comentário