Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Morar Sozinho


Texto copiado integralmente do meu blog antigo, aí vai meu primeiro post:

Eu lembro de inúmeras vezes ouvir meus amigos falando: “Mal posso esperar pra sair de casa!”, “Eu queria mesmo morar sozinho”, a questão é: Você consegue conviver consigo mesmo?

Saí da casa dos meus pais com 16 anos, pra fazer faculdade. É diferente você morar num pencionato (com colegas de quarto, pessoas responsaveis pela limpeza, comida e lavanderia), e num apartamento realmente sozinho. Você nao tem muito com quem contar alem da sua propria pessoa. (sinceramente, se voce estiver no meu caso, só vai poder contar com voce mesmo).

A liberdade é uma coisa incrível! O que você faria se pudesse fazer o que quisesse?
A maioria das pessoas passa a adolescencia (e talvez parte da vida adulta) sonhando com algo assim. Mas (e sempre tem um “mas” na história), a liberdade sempre te traz responsabilidades. Se as pessoas entendessem esse pequeno detalhe no contrato, talvez preferissem ficar confortaveis nas casas de seus pais.

Porém, existem pessoas (como eu), que necessitam de um espaço próprio. Pessoas que entendem o que é realmente estar por sua conta e risco, e que nao se importam em lavar, cozinhar ou passar (há uma coisa boa nessas atividades… mas é um assunto pra depois). Essas pessoas então, quando decidem morar sozinhas, precisam ainda se confrontar com a pergunta q eu fiz no inicio: Você consegue conviver consigo mesmo?

Por mais que você saia, que você tenha coisas para fazer, um convivio social novo, em um cidade nova, nao eh muito consolidado. E mesmo mais tarde, quando voce tiver um monte de amigos (ou nao), inevitavelmente terá q se comparar com a maior companheira que ira ter: a solidão. A solidão não pode ser considerada boa ou má, isso depende do quanto voce necessita dela. Pessoas que nao conseguem conviver com seus proprios pensamentos tendem a fugir constantemente da solidão.

Como é ter um tempo só para você, onde você ouve apenas seus pensamentos, onde está influenciado apenas por suas ideias, refletir sobre seus problemas, sem necessariamente precisar comunicá-los às outras pessoas? Isso pode ser uma maravilha durante um dia ou dois… mas como seria isso por dias? semanas? meses?

Isso pode se tornar assustador para a maioria das pessoas (principalmente se voce for alguem como eu que passa a maior parte do tempo imerso em um mundo alem da vida real), mas pode ser muito enriquecedor se voce souber como lidar com a situaçao.

Enfim, por mais que você queira finalmente “se libertar” da casa dos seus pais, da tua vida confortavel (ou nao) em familia, alcançar esse objetivo nem sempre traz oq se espera. Porém, se voce consegue lidar bem com os problemas envolvidos, poderá aproveitar todas as coisas boas que essa experiencia pode lhe proporcionar.




Um comentário:

Setsuna disse...

Ae Niz, bom texto, morar sozinho não deve ser fácil mesmo, disse pra você varias vez que queria morar sozinha também. Muitas pessoas querem isso pela liberdade, fugir do controle dos pais, outras querem enfrentar o mundo lá fora, ou procurar paz longe de conflitos familiares

Postar um comentário