Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

Câmeras Compactas - Qual é a melhor para você?

Quando iniciei o blog, eu tinha muitas ideias legais de coisas para fazer e postar. Mas dei de cara com um problema técnico... eu nao tinha uma câmera -.-. Rapidamente dei um jeito de ficar sem dinheiro organizar meu orçamento e comprei uma xD. Mas quando você leva muito mais tempo para juntar dinheiro do que gastar, é bom pensar bem antes de comprar o que você precisa e escolher a melhor opção.


Levei umas boas horas pesquisando e lendo um pouco sobre câmeras digitais e fotografia para poder acertar na escolha, e como todo o conhecimento deve ser compartilhado, resolvi postar algumas dicas simples.


Primeiro quero dar uma dica geral, para qualquer coisa que você for comprar na vida. Reflita sobre as suas necessidades e estabeleça o que você precisa realmente. Hoje em dia há uma gama muito variada de qualquer produto. A menos que você esteja procurando algo realmente muito específico, você encontrará muitos produtos em uma faixa de preço bem ampla e nem sempre o que tem mais adicionais ou o mais caro é o melhor indicado para você. Analise, pesquise e planeje. Afinal, ninguém mata um mosquito com uma bazuca ; )

Como não sou profissional, me restringirei a falar apenas das cameras compactas, não profissionais. Se você precisa de uma câmera mais sofisticada, talvez seja melhor concentrar-se mais na dica #5 ; ). Lembrem-se, eu não sou especialista no assunto, são apenas dicas que li nos vários sites e fóruns que você provavelmente encontrará no google. Vamos às dicas:

#1 - Megapixels não são tudo!!! - Essa sem dúvida é a informação mais explorada pelos vendedores: "Ela tem muitos megapixels! Por isso é melhor que a concorrência!!!". Mas o que a maioria das pessoas não sabe, é que uma grande resolução apenas não garante a qualidade da imagem final. A resolução, ou a quantidade de pixels que uma imagem tem, apenas influencia no tamanho "real" da foto, o tamanho em que ela pode ser impressa sem perda de qualidade. Se você não pretende imprimir fotos em tamanhos gigantes, ter zilhões de megapixels não irão te ajudar. No caso específico de usá-las na internet (como no meu caso), você vai sempre acabar trabalhando com uma resolução bem baixa, talvez a mais baixa que a sua câmera tiver. Assim as fotos ocuparão menor espaço e a visualização ficará mais confortável (ver fotos de resolução muito grande em um navegador é um saco -.-). Atualmente dá para achar câmeras de 10Mp ou mais por um preço bem acessível. Tirando casos de grande necessidade, já é exageradamente suficiente para a maioria das pessoas. Veja suas necessidades! Optar por uma câmera de resolução máxima mais baixa mas com qualidade superior pode ser uma boa opção, mas tente ficar acima dos 5Mp, só para garantir ; )

#2 - Zoom ótico e não digital!!! - A grande maioria das câmeras digitais tem dois tipos de zoom. O zoom ótico é proveniente das lentes da câmera, dando um almento real na imagem. O digital é feito no processamento de dados, tendo uma boa quantidade de interferência e perda de qualidade. Se você precisa de zoom, concentre-se no ótico. Ele é o que irá te garantir aproximação sem perda de qualidade, considere o digital apenas como brinde. Existem compactas com zoom ótico de mais de 10 vezes! Mas prepare seu bolso, elas são bem mais caras. Se você precisa de muito zoom, talvez seja melhor investir em uma profissional ou semi-profissional, que permita a troca de objetivas (lente que aponta para o objeto).

#3 - Filmar ou não filmar? Eis a questão! - Você que quer uma câmera legal para registrar seus momentos importantes e mostrar para os familiares e amigos (ou quem sabe até publicá-los), provavelmente irá querer em algum momento filmar alguma coisa! Então preste certa atenção nesse detalhe... Algumas câmeras podem tirar fotos muito boas e fazer filmes horríveis! Pesquise as opçoes de filmagem se ela permite alterar a resolução do filme; zoom durante a gravação; gravação com pausas; etc. Isso também depende muito das suas necessidades. Uma câmera com boa qualidade de imagem, mesmo que com poucos recursos de vídeo, ainda é uma boa opção. Se você faz questão de fazer muitas filmagens, já considerou comprar uma filmadora digital? Elas também tiram fotos! Veja suas necessidades ; )

#4 - Com ou sem acessórios? - Um aspecto que poucas pessoas levam em conta mas que é muito importante é a compatilidade da máquina. Você raramente vai usar a sua sem uma fonte de corrente elétrica e um cartão de memória, então é bom pensar com carinho nos requisitos dela. Quem gosta de acampar, passear ao ar livre ou fazer qualquer tipo de programa longe de uma tomada (ou mesmo os esquecidos que pensam que a bateria da câmera é eterna) ja deve ter ficado na situação frustrante que é não poder ligá-la para registrar um momento ou uma imagem especial. Quem sai tirando varias fotos para escolher a melhor depois, ou simplesmente nunca apaga as fotos que tira, sabe o quanto é ruim ficar apagando as fotos do cartão para conseguir espaço para mais algumas. Então vale a pena pensar com carinho nessa parte. Sempre tenha uma bateria carregada reserva, não importa a situação, e talvez um cartão de memória extra quando for ficar um tempo longe de um computador.

Algumas câmeras como as Sony`s da vida usam baterias exclusivas que são muito mais caras que pilhas recarregáveis normais e precisam de um carregador especial (geralmente vem junto com a câmera), o que torna a ideia de ter uma bateria reserva mais cara. Uma câmera que use pilhas AA é muito mais versatil já que pilhas recarregáveis são mais baratas e você sempre pode tirar as pilhas da TV caso as suas acabem ; ). A dica para comprar pilhas recarregáveis é ler no manual a mais indicada para o seu aparelho e tentar comprar a com maior quantidade de miliampères-hora (mAh), assim o tempo de uso é o maior possível... lembre-se de dar carga inicial de 12h e sempre usar até acabar antes de recarregar de volta! Assim você garente que elas segurem carga por um bom tempo!

Muitos notebooks e impressoras já vem com slot para cartão de memória (geralmente SD), então é uma boa pedida uma câmera que use esse tipo de cartão, que é bem versátil, já que você pode (com o auxílio de um adaptado), usar o cartão microSD do celular, mp4, etc ; ). Não esqueça dos cabos! Câmeras com entrada do tipo mini-USB nunca ficarão sem cabo! Você sempre vai ter aquele cabo do mp4 perdido na gaveta ; ). E se você pretende tirar fotos em lugares escuros, panorâmicas ou auto-retratos, não esqueça, o tripé é o melhor amigo do fotógrafo!

#5 - Pesquise... MUITO!!! - Não deixe para ler sobre o assunto depois de já ter feito a compra. É muito frustrante descobrir depois, que a sua escolha não foi a melhor. Para não se deixar enganar, leia! Acesse fóruns, blogs, sites especializados. Depois de escolhido o modelo, pesquise sobre ele, veja a opinião de quem possui um, leia reviews, pergunte. Não tenha medo de ir atrás! Se é esses mesmo o modelo mais adequado para você (melhor custo x benefício que cabe no seu orçamento, com os requisitos que você necessita), pesquise o preço! Vá nas lojas, teste, pechinche, peça brindes! Quem não chora não mama ; )



Espero que essas dicas sejam úteis. Para mim foram muito! Eu precisava de uma boa camera com um preço acessível e boa qualidade de imagem. Optei pela Canon A495, uma excelente câmere digital portátil que cabia no meu orçamento e com um ótimo custo x benefício. Como não consegui encontrá-la em Curitiba (ainda nao conheço uma boa loja de câmeras por aqui...), comprei no Submarino.com mesmo. É uma excelente escolha para registrar suas fotos e compartilhar seus momentos ; ).

É isso ai galera! As fotos do post são da minha câmera, tiradas com ela na frente do espelho e invertidas no paint ( eu nao tenho photoshop -.-). Em breve estarei escrevendo um review dela na opinião de um amador. Fiquem ligados!

Abraço!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário