Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Gambiarrando #3 - "Condutômetro"

Recentemente uma amiga me pediu para fazer alguma coisa que "acendesse uma luzinha quando dois fios fossem mergulhados na água". Ela é professora e, basicamente, queria fazer um experimento com seus alunos para mostrar que a água também pode conduzir eletricidade.

Como uma boa pessoa que sou, juntei minhas tralhas, uns materiais eletrônicos, e fiz isso aí.


Passo #1 - Materiais:

Vamos precisar de uns led's; fios; resistores; jack j4 para fonte; e um par de boner's banana. Você vai precisar ainda de uma fonte de corrente contínua entre 5V e 12V (usei um carregador de celular antigo), ou pilhas (nesse caso substitua o jack por um clip para duas pilhas). Lembre-se de escolher os resistores de acordo com a sua fonte! E também vamos precisar de um "gabinete" para por essa parada dentro, eu usei um daqueles "potes" que servem de embalagem para cartuchos de impressora. Não esqueça das ferramentas: ferro de solda, estanho, alicate, cola quente e uma furadeira.


Passo #2 - Furando a Bagaça!

Vamos preparar nosso gabinete para receber os led's. Desenhe as posições desejadas com uma caneta, e fure com uma broca do tamanho certo. Esse tipo de plástico é fino e costuma quebrar com facilidade, então não force. O meu ficou assim.


Só furei a parte de trás depois que já tinha começado a montar. Fiz o buraco para o jack e para os borner's. Como eu só tinha uma broca pequena, ficaram tortos quando tentei alargar. Por isso, tenha sempre varias brocas à mão!


Passo #3 - Montagem:

Como o espaço é pequeno, a montagem tem que ser bem reduzida mesmo. Coloque os led's em seus lugares e use as próprias pernas dos led's para sodá-los. Una todos os ânodos (perna negativa, a mais curta das duas), corte os excessos.  Não se preocupe se alguns led's ficarem mais soltos que os outros em seus buracos, desde que alguns estejam firmes, depois de soldados eles se seguram ; )
Aproveitei um espaguete termo retratil que tinha por aqui para isolar os cátodos (perna positiva, maior que o ânodo). Depois uni em três grupos.


Como sabemos, não se usa led sem resistor! Para saber qual o valor de resistor que você precisa, use a lei de Ohm. Se você não faz ideia do que isso seja, google it! É bem facil. No caso de 5V usei 330 ohms. Eu só tinha em mãos resistores de 2W, mas pode-se usar valores mais baixos.


Usei três porque queria fazer outra coisa... mas um só aguentaria na boa os dez led's.

Eu esqueci de tirar foto da montagem dos fios por dentro. Mas é bem simples!. Coloque o jack e os borner's na caixa. Use um fio para unir o negativo do jack aos ânodos dos led's. Ligue o positivo do jack à um dos borner's com outro fio. E por fim, una as os três resistores ao outro borner. E pronto!


O buraco do jack não ficou muito bom, portanto precisei usar um pouco de cola quente para garantir que ficaria firme no lugar. Na verdade, foi a unica vez que usei cola nesse projeto.

Passo #4 - Fechando Tudo!
A montagem ficou reduzida e acabei precisando usar apenas a tampa da embalagem de cartucho. Então para poder aproveitar outra parte, fiz uma tampa nova para nosso gabinete. 
Alguém aí lembra da tampa do toca disco do post do filtro? Cortei mais um pedaço dela e, depois de muito sofrimento, fiz um pequeno retângulo que se encaixou perfeitamente no fundo do nosso potinho.

Usei fita isolante para dar um acabamento embaixo e não ficar tão "transparentão"

Passo #5 - Vamos aos Testes!
O funcionamento é bem simples. Ligam-se dois cabos ao aparelho (carinhosamente batizado de "condutômetro", na falta de outro nome o.O), quando um cabo entra em contato com outro, ou estão ligados ambos ao mesmo condutor, a chave do circuito se fecha e os led's acendem. É um apetrecho de caráter puramente didático para mostrar que objetos metálicos, grafite, e a própria água podem transmitir eletricidade. Ao encontrar um condutor, ele responde com uma cara feliz = ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário